sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Km 0 - Linha de partida

 

 Linha de partida

13 fevereiro de 2014

 
   Quando ouvia alguns dos meus amigos dizerem-me que devia fazer um blogue, achava que não era tarefa para mim. Apenas lhes dizia que não ia saber o que escrever. Que não vivo episódios tão importantes, capazes de proporcionarem um relato interessante de ser lido.
    Nas minhas 3 maratonas realizadas até ao momento, inicialmente a pedido de um jornal regional(Mensagens Aguiarenses), e posteriormente por iniciativa própria, lancei-me na tarefa de transcrever para o papel as incidências das provas. Fugindo um pouco ao aspeto desportivo das mesmas, debrucei-me mais sobre o ambiente, os episódios, os dados curiosos ao longo dos percursos. E a verdade é que me saí muito bem como "jornalista". Consegui cativar as pessoas durante alguns minutos, e levá-las a desejar ler mais e mais. Não estranhei pois, que os elogios recebidos fossem sobre as minhas capacidades de expressão escrita, e não sobre os feitos desportivos.
     Enquanto lia o blogue de um amigo argentino ( que tive o prazer de receber em minha casa no âmbito do projeto couchsurfing), e que vai calcorreando  por terras africanas e asiáticas em cima de uma bicicleta, ganhei animo para iniciar este meu projeto. Chamou-me a atenção alguns dos episódios por ele narrados aquando da  sua travessia pelo Irão. Os iranianos são muito hospitaleiros, mas também têm uma estranha tradição de oferecer coisas apenas como um gesto de cordialidade, mas na verdade não te estão a oferecer nada. Por exemplo, vais pagar num restaurante e o dono diz-te que és seu convidado, mas esta á espera que lhe pagues igual. Confuso? Apenas uma curiosidade que é possível partilhar através de um blogue.
   Fazendo uso desta minha nova paixão, a escrita, e recorrendo a temas de outras minhas paixões como as corridas e as viagens, pretendo desvendar alguns dos dados curiosos com que me vou deparando, e poder proporcionar-vos momentos de leitura agradáveis e viciantes. Afinal sempre posso encontrar bons temas para excelentes textos, para além da temática "maratona". Sempre que elogiavam os meus textos acerca das maratonas, eu contrapunha dizendo que quando se tem um bom tema para escrever, o resultado no papel é sempre bom. 
      Talvez venha a encontrar bons temas para escrever em futuras viagens, noutras corridas, em fatos da vida, em experiências positivas com couchsurfers. Talvez recorrendo a algum tema politico, desportivo, social. Talvez partilhando convosco fatos passados, e poder revive-los nostalgicamente junto de vós. 
     Não sei com que regularidade vou publicar, mas serei breve na publicação da próxima crónica.
     Até já!
   
 
 


1 comentário: