segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Km 17 - 17ª Meia Maratona Manuela Machado






17ª MEIA MARATONA MANUELA MACHADO
 

18 de janeiro de 2015

 
 
 
                                                Se não podes ir a Castrelos,
                                                vem Castrelos ter contigo!
                                                
          


      Em Castrelos nunca corres só. Em viana também não!

      Quem vem seguindo as minhas crónicas, e quem acompanhou a minha aventura nas 24 horas de vigo, sabe como guardo dessa competição as mais belas recordações. E sabem o quanto estimo e respeito toda aquela gente que tão bem organizou a prova.
      Daí que o facto de ter encontrado grande parte dessas pessoas na meia maratona de Viana, tenha sido um belo momento para matar saudades, e saudar todos quantos tão bem me receberam e trataram em Castrelos. Apesar de um grande contingente de atletas Castrelos 20:30 se ter deslocado a Viana do Castelo, junto com mais 800 runners galegos,  ou perto disso, naturalmente que faltaram outros tantos. Mas estava ali Vidal, o grande obreiro das 24 horas de Vigo. Sevi, estafeta, voluntário e organizador, que me acompanhou no quilometro 126 de Castrelos. Sobrino, com quem dividi pista no desafio 24 horas, e que mesmo desistindo ás 16 horas de prova conseguiu superar-me na classificação final. Geni, também ela voluntária e estafeta das 24 horas, que tanto me apoiou e incentivou. E outros, que apenas recordo nomes e caras, mas com quem não privei tanto como com os nomes que referi.



        4X21 km em Viana do Castelo !

         Pela quarta vez e quando inicio o meu quarto ano de corridas, a primeira grande prova do ano acontece no norte do país. Foi assim em 2012, na minha primeira meia maratona. E foi assim nos dois anos seguintes, e volta a ser da mesma forma este ano, na minha 19ª meia maratona.
         Mais uma vez a Helena esta presente, mas este ano será cada um por si. Eu vou tentar aproximar-me da marca da última corrida. Ela vai tentar fazer melhor que no ano passado. Fazemos um aquecimento debaixo de uma chuva intensa e de muito frio. É dado o tiro de partida ás 10:30h, e já estamos molhados até ao tutano. Devido  ao problemas que tenho em hidratar-me ao longo dos desafios, este é o clima ideal para que não tenha que me preocupar com essa tarefa.
          Sinto a falta do balão que tanto me ajudou a baixar a hora e meia em Villagarcia, mas mesmo assim, sempre com um ritmo instável, tento encontrar aquele com que me sinta mais confortável. A tarefa adivinha-se árdua, porque por mais que tente, não consigo aumentar para um ritmo desejado. Aqui e ali tento acompanhar alguns atletas conhecidos. Nos primeiros quilómetros Sobrino serve-me de lebre, mas facilmente me deixa para trás. Aos 7 km alcança-me o mesmo atleta do Clube Atenas, que levava o balão em Villagarcia. Pergunto-lhe se vai para a hora e meia. Talvez um pouco  mais, esta prova é mais difícilComo na altura não tive oportunidade, agradeço-lhe por me ter ajudado a fazer 1:29h em Espanha. Tento ir com ele, mas hoje não estou nos meus dias. O mesmo ritmo que alguns meses atrás não tive dificuldade em acompanhar, hoje revela-se impossível de alcançar.
            Sempre que sou alcançado por um atleta de Castrelos, vou soltando um vamos castrelos, animo. Alcança-me mais um grupo, e entre eles vem um elemento que tão bem reconheço. Vamos Sevi, tira palante! Também este grupo eu tento acompanhar, mas não c.o.n.s.i.g.o. Desisto de tentar um ritmo mais elevado, e mantenho o que me é mais confortável. Chego á linha de meta e paro o cronometro que marca 1:33:44h.
            Termino o desafio meio satisfeito com o meu desempenho, mas muito satisfeito por ter encontrado tantos amigos numa só prova. E Castrelos 20:30, nunca correram sozinhos em Viana do Castelo!




      Para a estatística:

      Meia maratona número 19 
      Tempo líquido (chip): 1h33'44'' 
      Classificação geral: 674 

      Classificação por escalão: 169
 
       Até já!

         
        

Sem comentários:

Enviar um comentário